LICENÇAS PARA FUNCIONAMENTO DE ESTAÇÕES APRS

  • News

    Uma nova conquista para o APRS brasileiro.

      Caros colegas radioamadores adeptos ao modo APRS, é com imenso prazer que venho através deste canal social informar que após certo tempo decorrido em tratativas com ANATEL, foram aproximadamente 3 meses em consulta com escritório regional em Curitiba assim como em Brasília, foi emitida as licenças especificas para uso APRS das estações IGATE (PY5KDD) e DIGIPEATER (PY5KDM) , pois até aonde tenho conhecimento, acredito que estas licenças são pioneiras no Brasil da forma que foram expedidas!!
      Tal empenho, se deu à necessidade da regularização para tais estações que venham operar de forma correta em locais localizados no alto de morros e com intuito de sanar as situações atuais evitando assim problemas futuros com a legislação vigente no serviço de radioamador junto a ANATEL.
      Tais licenças somente foram possíveis, devido apoio que tivemos da ARCESUL em especial ao PU5MPK Marcelo Diretor Presidente, que em conjunto com a minha pessoa PY5FOC topou tocar o projeto de ampliação da REDE APRS na região central do PR, assim como agradecer todo empenho da diretoria atual da LABRE PARANÁ através do Presidente PY5BT Noel “ Lavoratti” e Vice-Presidente PY5MRF Marcos “Renato” que nos auxiliaram na solução dos entraves burocráticos junto ANATEL, com o intuito de ampliar e interligar várias estações fixas, móveis ou portáteis, disponibilizando assim para todos os radioamadores que venham ter interesse através do meio RF, porque não, deixar esta rede disponível para radioamadores voluntários da Defesa Civil REER/ RENER em suas respectivas regiões.
      Com a regularização destas estações, a ARCESUL pensa em ampliar o modo APRS para outras cidades na região central do PR abrindo oportunidade para mais interessados que venham apoiar a entidade neste projeto, como também em outros de projetos ligados as repetidoras de fonia que também estão sob responsabilidade da mesma.
      Com este trabalho, acreditamos que muitas dúvidas serão sanadas para muitos outros interessados que até então não tinham referência sobre o assunto, a instalação de estações APRS fixas no QTH do operador continuam sem alteração e vai em acordo com a emissão da licença do radioamador que permite a utilização de vários modos em seu QTH, oque se altera é a emissão de licenças principalmente para DIGIPEATERS (Repetidores de PKTS APRS) localizados em locais junto a repetidoras locais que possuem outros serviços ou estações instaladas somente para tal fim !!!
      Novamente agradeço a todos, como também o pessoal de Outorga da ANATEL sob responsabilidade do SR. Bernardo Lopes C. da Costa que atendeu de forma a solucionar todos os problemas levantados, e ao SR. Jackson da anatel de SC que também deu sua contribuição. Bom pessoal agora é mãos a obra para todos aqueles que tem interesse, pois não há mais desculpas para Não ativar as estações principalmente no projeto da REDE SUL APRS (PR, SC. RS ) .

     73 e Boas atividades de PY5FOC Fábio.


    Licenças APRS

    Licenças APRS